Home / Força / Qual é o conceito de musculação?

Qual é o conceito de musculação?

Se você começou a treinar ou pretende se matricular em uma academia, é importante que conheça o conceito de musculação, e saiba, exatamente, o que isso significa.

Há alguns anos o mundo está atravessando uma verdadeira onda de cuidados e bem-estar. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e os cuidados básicos com o corpo e a mente.

E o conceito de musculação entra justamente nessa questão, quando pessoas de diferentes idades portes físicos decidem conhecer um pouco mais sobre essa prática, e descobrem que talvez essa seja a melhor forma de mudar a vida e o corpo.

Entenda o conceito de musculação

Muita gente entende que musculação é apenas para quem quer ficar muito grande, e criar músculos muito visíveis. O conceito básico tem relação sim o movimento dos músculos, mas não apenas para crescimento e hipertrofia.

Os treinamentos com pesos tem a intenção de movimentar e fortalecer os músculos, o que consequentemente gera a perda de gordura e o ganho de massa magra, que dá um ar mais definido ao corpo.

Mas para que você tenha o resultado de hipertrofia, é necessário combinar a prática desses exercícios com uma nutrição específica, e um consumo pré-determinado de calorias, carboidratos etc.

Os processos metabólicos gerados pela musculação têm como objetivo gerar mais resistência e tornar os seus músculos mais fortes e definidos, mas não necessários fazer com que cresçam de forma exagerada – para isso existem exercícios específicos também.

Musculação como estilo de vida: por que todo mundo vicia em academia?

Você talvez tenha percebido que de repente todo mundo decidiu se matricular em uma academia. Parece que de uma hora para outras as pessoas decidiram ficar malhadas.

Talvez seja só o efeito do verão, mas a verdade é que todo mundo que descobre qual é o conceito de musculação, e os seus benefícios para o corpo e para a saúde não quer mais largar esses exercícios.

A prática de exercícios físicos ajuda a liberar endorfina, que é um hormônio capaz de trazer a sensação de prazer e satisfação. Por isso muitas pessoas simplesmente não conseguem parar de praticar exercícios físicos.

Fazer algo que faz bem para o seu corpo e ainda te deixa com a sensação de alegria é realmente uma combinação perfeita, afinal.

O conceito de musculação traz junto a consciência de uma vida mais saudável

Quando você entende o conceito de musculação, percebe que esses exercícios são benéficos para a saúde independente da sua intenção de se tornar uma pessoa musculosa ou não.

Treinar as articulações, os tendões e os ligamentos, por exemplo, é uma das funções da musculação. Então é importante entender que não se trata apenas de ficar muito musculoso, mas sim de ter mais saúde e resistência.

O conceito de musculação está ligado a cuidar de seus músculos, e para isso praticar exercícios de força que consigam, também, gerar mais resistência.

A musculação pode ser praticada por qualquer pessoa. A intensidade e os resultados do treino vão variar de acordo com a necessidade de cada um. Por isso é de suma importância que o treino seja feito sob acompanhamento de um orientador físico e também um médico.

Mas você não deve desanimar por achar que a intenção é apenas crescer em tamanho. O ganho de saúde e disposição é que são o grande sentido da prática de musculação, e é por isso que cada vez mais pessoas buscam por esses exercícios.

Agora que você já sabe qual é o conceito de musculação, deve procurar uma academia que ofereça todo o suporte que você precisa, como é o caso da Pratique Fitness https://www.pratiquefitness.com.br/modalidades/.

Sobre Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *